Comissão dos bens culturais da Igreja
É importante que toda a diocese possua uma comissão responsável pela conservação e restauro dos bens culturais da Igreja, devendo realizar análise prévia dos projetos de construção, modificação e restauro das edificações e seus acervos.
Outro papel fundamental da Comissão de Bens Culturais é fazer a integração entre a Igreja e os demais atores envolvidos com a preservação do patrimônio cultural, a saber: IPHAN, INEPAC, IRPH, Ministério Público, pois os desafios da preservação e manutenção dos bens culturais são muitos, e somente com o envolvimentos de todos é que resultados mais positivos poderão ser alcançados.
Membros da Comissão
-
Cardeal Orani João Tempesta – Presidente
-
Pe. Silmar Alves Fernandes – Curador
-
Pe. Fernandes Elias Júnior – 1º Secretário
-
Frederico Morato Nery – 2º Secretário
-
Cândido Feliciano da Ponte Neto (in memoriam)
-
Carlos Alberto Serpa de Oliveira
-
Claudine Milione Dutra
-
Daisy Gil Ketzer
-
Dom Edney Gouvêa Mattoso
-
Pe. Eraldo de Souza Leão Filho
-
Pe. Henrique Jorge Diegues
-
Pe. Jefferson Gonçalves de Araújo
-
Mons. José Roberto Rodrigues Devellard (in memoriam)
-
Júlio César Coutinho Fernandes
-
Côn. Marcos William Bernardo
-
Dom Mauro Fragoso
-
Pe. Rafael Siqueira Silva Pinho Souza
-
Pe. Robson Cristo de Oliveira
Palavra do Curador
A memória de todo patrimônio artístico da fé da Igreja não é tão somente um lugar de lembrança construído, fixado e datado no passado, mas um lugar de herança material e espiritual atualizado no presente pela fé que se preserva no coração de cada homem e que é capaz de dar vigor à sua mente num futuro possível com humanismo cristão.
Este é o mundo que desejamos ecoar em seus espaços sagrados preservados: a fé viva, a inquebrantável esperança e o amor desdobrável sobre a terra. Esta evocação vívida da memória do patrimônio da Igreja a ser preservada recorda não apenas sua dignidade, mas a própria transcendência que lhe é constitutiva, seu olhar voltado para a cidade dos homens que não olvida a cidade perene de Deus.
É justamente aqui que a criatura humana reconhece o seu Criador, que sopra intermitente sobre seu ouvido todo o engenho criativo, para que o mundo não pareça um deserto cheio de desolações, mas antes que existam muitos oásis neste universo aonde ele é um sedento peregrino da Eterna Beleza.
Nossa tarefa principal como membros desta Comissão de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural da Arquidiocese é de vigilantes operários e guardiães servidores. Que Deus nos ajude nesta missão.
Pe. Silmar Alves Fernandes
Curador da Comissão de Preservação do Patrimônio Histórico
e Cultural da Arquidiocese do Rio de Janeiro e seu Interesse